Menu

Museu da Notícia

Recortes da História

Sobre

A mídia interliga pessoas desconhecidas em acontecimentos comuns. Traz a nós um estranho pertencimento a essa massa infinita. E o produto de tudo isso é a notícia, o recorte de um fato. Museu da Notícia é uma plataforma que mostra recortes do tempo através da ótica de, até então, ‘formadores de opinião’, uma concepção desfeita com as vozes infinitas das redes sociais.

Embora com um peso menor, a imprensa desta década de 20 é capaz de influenciar de uma maneira poderosa, atendendo interesses econômicos próprios, vertentes políticas e ideológicas.

As principais marcas da mídia continuam de uma forma representativa sendo um peso na balança daquilo que todos parecem desejar: evolução, desenvolvimento, igualdade.

Um editorial do New York Times deixou de ser mais poderoso que uma hashtag engajada no Twitter, rede usada por homens de poder, tal qual Donald Trump, de modo informal – e fatal.

Só que o próprio imediatismo da era digital parece colocar no esquecimento assuntos infinitamente mais discutidos que fatos duradouros da história, exaustivamente escritos e analisados pela mídia.

O Museu da Notícia busca reviver fatos históricos através da ótica da mídia e preservar a memória, principalmente, de locais ‘esquecidos’ pelos historiadores, onde o jornal contou a história.

Organizamos de maneira funcional ao grande público, e gratuitamente, os principais conteúdos e títulos já digitalizados por órgãos brasileiros e estrangeiros. São mais de 7 mil publicações.

DANIEL POLCARO, jornalista (MTB 17.405/MG)
Curador e editor do Museu da Notícia

danielpolcaro@museudanoticia.com.br