Menu

Museu da Notícia

Recortes da História

Sudeste

Reunindo praticamente a metade da população brasileira, a região Sudeste possui o maior número de publicações digitalizadas pelos órgãos de memória. O Museu da Notícia cataloga milhares veículos de comunicação impressa, a maioria disponibilizada pela Biblioteca Nacional.

Capital do Brasil por 197 anos, Rio de Janeiro possui o maior acervo, com o dobro do volume somado de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Catalogamos as publicações por Estado e décadas, no caso do Rio de Janeiro desde 1800. A palavra-chave pode ser digitada no campo de busca ou encontrada pela navegação pelo período desejado seguindo os botões de acesso logo abaixo.

Bandeira Minas Gerais

JORNAIS E REVISTAS ANTIGOS DE MINAS GERAIS

Minas Gerais é o segundo Estado mais populoso do Brasil, com 20 milhões de habitantes e possui uma das cidades mais antigas do Brasil, como Mariana e Ouro Preto.

A Biblioteca Nacional possui digitalizados exemplares de 975 veículos editado em Minas Gerais de 1.820 até os dias atuais.

Além do Arquivo Público Mineiro, nosso acervo disponibiliza links da Fundação de Cultura de Belo Horizonte, Portal de Memória do Centro-Oeste Mineiro e da Hemeroteca Digital da Imprensa de Guaranésia, no Sul do Estado.


Bandeira Estado do Rio de Janeiro

JORNAIS E REVISTAS ANTIGOS DO RIO DE JANEIRO

A cidade do Rio de Janeiro foi a capital brasileira entre 1763 e 1960, quando foi inaugurada Brasília durante o governo Juscelino Kubitschek.

Embora tenha a cidade brasileira mais conhecida internacionalmente, o Estado do Rio de Janeiro possui a terceira maior população: 17,2 milhões.

A Biblioteca Nacional conta com um acervo online de 2.471 periódicos, com exemplares desde 1800.


Bandeira do Estado de São Paulo

JORNAIS E REVISTAS ANTIGOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

O Estado de São Paulo, o mais populoso com 46 milhões de habitantes – quase a metade apenas na Região Metropolitana de São Paulo -, possui digitalizados jornais, revistas e demais periódicos do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Biblioteca Digital da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Biblioteca da Universidade de Campinas (Unicamp) e Biblioteca de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da Universidade de São Paulo (USP).

A Biblioteca Nacional disponibiliza 479 títulos, com edições desde 1820.


Bandeira Espírito Santo

JORNAIS E REVISTAS ANTIGOS DO ESPÍRITO SANTO

A Biblioteca Nacional possui digitalizados em seu acervo virtual 99 periódicos do Estado do Espírito Santo, desde 1930.

Espírito Santo é o menor Estado do Sudeste do Brasil, com 3,8 milhões de habitantes.